Grau de desenvolvimento... costuma-se classificar os países, atualmente, em:
Países Desenvolvidos/ são aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja: bom nível de renda e bem-estar social; bom nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população. São países que apresentam alto grau de industrialização e também são conhecidos como países de industrialização clássica. A Inglaterra foi o pioneiro no processo de industrialização ainda no século XVIII, seguindo-se a este, logo no início do século XIX, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. Em meados do século XIX os E.U.A já apresentava um bom grau de industrialização e o Japão ao longo da Era Meiji ( 1868 a 1912) moderniza sua economia e também ingressa no processo de Industrialização. Como conseqüência direta deste processo a Inglaterra, maior potência industrial da época, impõe ao demais países sua política econômica Liberalista extinguindo de vez o pacto colonial mercantilista do século XVI e XVII.
A maioria dos países hoje considerados desenvolvidos, foram um dia Metrópoles imperialistas entre os séculos XVI e XIX ou foram Colônias de Povoamento. Os países mais desenvolvidos hoje se localizam em geral na Europa Ocidental, nas Américas ( Estados Unidos, Canadá), na Ásia( Japão e Coreia) e na Oceania( Austrália e Nova Zelândia). Apresentam IDH muito elevado. Durante os anos 90 eram comumente denominados “ Países de Norte” ou países de Centro”
Países Subdesenvolvidos – Ao contrário do grupo anterior, as populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e possuem renda familiar muito baixa. Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização. São conhecidos também como países de Terceiro Mundo ou “países periféricos”. Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África (principalmente na SubSaariana). Apresentam IDH Baixo ou Médio.
Países Emergentes _ Conhecidos anteriormente como NICs, vem crescendo economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas décadas. Suas populações estão saindo do estágio de subdesenvolvimento e indo em direção a melhores condições socioeconômicas. São países, como o Brasil, Índia, Egito, Taiwan entre outros. Conhecidos como países de Industrialização Tardia, podem estar localizados tanto no continente Africano como na Ásia ou na América Latina. Este grupo, também chamado de países em desenvolvimento, é bastante heterogêneo e apresenta como subgrupos de destaque os Tigres Asiáticos e os BRICS. Apresentam IDH variando de médio a elevado.

O projeto  retratos de rua em Berlim é um projeto fotográfico que pretende desenvolver a temática da multiculturalidade nas ruas da cidade. Pessoas comuns de todas as idades e origens étnicas são convidadas nas ruas de Berlim a se deixarem fotografar, contam suas histórias e dão depoimentos sobre a sua relação com a cidade cosmopolita. As fotos artísticas, todas em preto e branco, são assinadas pelo fotografo Guto Ramos, um brasileiro atualmente residente na cidade. Este é uma etapa inicial . Futuramente vai ser feita uma exposição e a publicação de um livro

Entrem sigam , curtam. Assim estão ajudando este projeto a se materializar .
 Observem nas fotos sempre aos fundos,
a torre de Berlim , um dos símbolos da cidade
                https://www.instagram.com/streetportraitsberlin/

 Tudo sobre países Emergentes aqui no salageo acessando os links a seguir:
Os novos Emergentes MIST 
O Brasil é um país emergente?
 Os BRICS

ou  Clique em INICIO na barra superior à esquerda deste blog  para ver  postagens  de outros assuntos 
Entenda os indices que classificam os paises de acordo com o grau de desenvolvimento  
Índices sócio-econômicos – São medições que podem indicar isoladamente ou em conjunto o grau de desenvolvimento de um país. É fundamental observar se os dados utilizados sejam de fonte confiáveis como por exemplos IBGE, FGV, ONU , BIRD ,FMI entre outros.
Principais índices:
Avaliar riquezas : PIB , PIb per capita ou Renda per capta, índice Gini
Avaliar saúde : Mortalidade infantil, Longevidade ou Expectativa de vida
Avaliar educação : taxa de analfabetismo , escolaridade, escolarização
IDH é um índice que reúne dados de educação saúde e renda e é hoje o mais utilizado para avaliar o grau de desenvolvimento de um país.
Outros índices: taxas de fecundidade , taxa de mortalidade geral, índice de urbanização, distribuição setorial da população ocupada ( ativa) , taxa de desemprego ou desocupação, distribuição etária da população.

Atividade complementar : Organize em seus apontamentos ( caderno, arquivo da web) um vocabulário tecnico conceituando os termos em negrito

Vocabulário de apôio:
Liberalismo Econômico : Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos desta teoria que se baseava na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. a livre concorrência regularia o mercado provocando a queda dos preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a ritmo de produção
Pacto Colonial - A Metrópole possuia o monopólio do comercio da Colônia , isto é, acordo econômico em que a Colônia só poderia trocar mercadorias com sua Metròpole.
Colonialismo
Durante o capitalismo comercial dos séculos XVI e XVII, Portugal e Espanha dominaram e colonizaram praticamente toda a Ámerica
"Adotando o princípio de “dividir para governar”, o rei da Espanha dividiu a América espanhola em quatro vice-reinos: o da Nova Espanha, o do Peru, o de Nova Granada e o do Rio Prata. Com isto, ele melhorava o controle sobre suas colônias americanas. Os vice-reis tinham grandes poderes, mas eram fiscalizados por auditores enviados pelo rei. O rei criou também as capitanias gerais: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile, todas situadas em áreas estratégicas. Estas capitanias deviam defender as colônias de possíveis ataques estrangeiros." Veja a localização dests colônias no mapa abaixo:
Neocolonialismo : Durante o século XIX, em pleno capitalismo Industrial, Metrópoles europeias ( Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Alemanha...) colonizam e dominan grande parte do continente Asiático e praticamente todo continente Africano. Vão em busca de matérias -primas para abastecerem suas indústrias e de novos mercados consumidores para comprar seus produtos industrializados. Veja a localização destas colônias nos mapas abaixo:
Neocolonialismo na Ásia


A Partilha da África


A Inglaterra desenvolve uma política de ocupação no continente conhecida como " Do Cairo ao Cabo"
África subsaariana-Região do continente africano, ao sul do deserto de Saara que reune países com grande pobreza, governos na maioria autoritários e precárias condições de vida como por exemplo: doenças endêmicas, baixo consumo de calorias por pessoa, alto grau de anlfabetismo e baixíssima escolarização, baixa Longevidade , alta mortalidade infantil e IDH muito baixo. Esta região também é conhecida como África Negra
Colônias de Exploração- Territórios dominados pelas Metrópoles européias que exploravam através de monopólios todas as riquezas das colônias. Localizavam na America Latina, parte da África e Ásia e sudeste dos E.U.A. As colônias das Américas obtém independência em geral durante o século XIX e as da África e Ásia após a 2 GG
Colônias de Povoamento denominação recebidas pelas colônias inglesas na América ( Treze colônias) Austrália e Nova Zelândia. Caracterizavam pela produção agrícola baseada na pequena propriedade particular familiar, pela produção manufatureira voltada para o mercado interno e pela utilização do trabalho livre.
4

Ver comentários

Carregando